13 dezembro, 2012

Mistério: livros com depoimentos da história do controle do câncer "desaparecem"


Livro lançado com ampla cobertura na mídia nacional desapareceu

DESAPARECIDO

No dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, o INCA e a Fiocruz protagonizaram um ato que merece os aplausos de servidores e da população em geral: lançaram o livro O Câncer como Problema de Saúde Pública, da série Depoimentos para a História do Controle do Câncer no Brasil. O livro, de distribuição gratuita e venda proibida, faz juz ao nome com depoimentos de personagens "que fizeram a diferença na história recente do controle do câncer no País".

A obra, com uma tiragem de 3 mil exemplares, impressa em offset, papel couché 150g, 4/4, "inaugura uma série de publicações" inserida no âmbito do projeto "História do Câncer - Atores, Cenários e Políticas Públicas". A finalidade da publicação é produzir conhecimento histórico sobre o controle da doença no Brasil, além de contribuir para a valorização e a preservação do patrimônio cultural das instituições ligadas ao câncer.

Nesse primeiro livro, é possível encontrar os depoimentos, entre outras, de personalidade como o ex-diretor-geral do Inca e ex-ministro, José Gomes Temporão; e do atual diretor-geral, Luiz Santini. Merecidamente, a publicação teve destaque na grande mídia, como no Jornal do Brasil, em O Dia, O Fluminense, além do portal da própria Fiocruz e do Blog da Saúde, do Ministério da Saúde.

Os profissionais, as instituições e os entrevistados envolvidos no projeto merecem elogios por várias razões. Mas a que mais salta aos olhos é a franqueza com que os depoimentos são dados, raramente observados em personalidades públicas. Temporão, por exemplo, chega a criticar duramente um antecessor. O atual diretor-geral expôs tensões regimentais com Ministério da Saúde, como o noticiado na "Coluna Esplanada", do Correio do Brasil.

A versão em PDF do livro deveria estar postada na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Mas o link está quebrado. No Portal do INCA, onde ele também deveria estar hospedado, também é impossível localizar o PDF. O mesmo ocorre com o endereço eletrônico do Projeto História do Câncer, da Fiocruz.

Tirando algumas dezenas de exemplares impressos distribuídos no dia do lançamento, é virtualmente impossível localizar exemplares nas instituições ou digitalmente. Nenhuma explicação oficial foi levada a público até o momento.

A pergunta que não quer calar, dirigida às intituições envolvidas é só uma: Onde estão os exemplares de livros tão importantes para o entendimento da política do controle do câncer? Ou, para tomar de empréstimo trecho da apresentação da obra: onde estão os livros que nos fariam "privilegiados pelo acesso a esses relatos históricos"?
.